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R E L Ó G I O
quarta-feira, 1 de maio de 2013
TRÂNSITO, MANAUS-AMAZONAS
Manaustrans deve proibir estacionamento nas ruas com grande fluxo de veículos
A proibição será focada principalmente nas vias utilizadas como corredores para o transporte coletivo. Ointuito é acabar com o estreitamento de pista.
A proibição de estacionamento será monitorada.
O estacionamento em ruas que registram grande fluxo de veículos será proibido a partir do segundo semestre deste ano. A medida segue um cronograma elaboradopelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans)confirmado para ser cumprido no período. Os bairros Coroado, Compensa, Ouro Verde,Novo Aleixo, Japiim, Redenção e São José 2,este último considerado uma situação crítica pelo órgão, lideram a lista das prioridades para aintervenção.
A proibição será focada principalmentenas vias utilizadas como corredores para o transporte coletivo. O intuito é acabar como estreitamento de pista causado por filasde carros estacionadosnas vias, além de proporcionar maior fluidez ao tráfego. Diariamente dezenas de ruas na capital são usadas como estacionamento. A CRÍTICA mostrou nesta segunda-feira (29) os problemas causados pela ocupação e como ela prejudica o trânsito, moradores das áreas afetas, além dos pedestres.
O primeiro teste prático da medida foi implantado há uma semana, na avenida J, do bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste. Desde o primeiro dia de proibição de estacionamento, a melhora no fluxo foi evidente. Na sexta-feira, os moradores e comerciantes da área se reuniram com o Manaustrans, como programado pelo órgão, aprovaram a mudança e pediram que ela seja estendida também para as avenidas I e K.
Segundo o diretor de engenharia do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, a intervenção no bairro Alvorada estava na lista do trabalho a ser realizado a partir de junho, mas foi antecipada a pedido da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Ele confirmou que os estudos para asduas avenidas citadas pelos moradores do Alvorada estão sendo concluídos e na próxima semana receberão a intervenção.
A medida aparentemente simples tem efeito imediato, segundo o diretor. Ele ressaltou que as vias da cidade uma vez ocupadas porfilas de carros geram inúmeros transtornos e apenas agravam o trânsito, que piora na mesma proporção do aumento da frota. No entanto, ele explicou que o problema pode ser amenizado proibindo o estacionamento em apenas um lado de ruas e avenidas, por exemplo.
De acordo como a Martins, a atual gestãoda Manaustrans está com um planejamentofechado das ações queserão feitas na cidade. Neste primeiro semestre o foco está voltado para orientação, fiscalização e sinalização horizontal e vertical dos principais corredores da cidade, a fim de melhorar o trânsito. No segundo semestre, a atenção se volta para a proibição de estacionamento tanto nos grandes corredores, quanto no interior dos bairros.
Dia tranquilo após mudança
O primeiro dia útil de mudança de sentido de via no trecho da rua Rio Branco, entre aavenida Djalma Batistae rua Rio Ituxi, no bairro Nossa Senhora das Graças (Vieiralves),foi tranquilo. O trecho foi alterado para mão única, apenas no sentido Djalma Batista.Desde domingo, quando a medida foi implantada, a entrada para bairro Nossa Senhora das Graças pela avenida Djalma Batista é feita apenas pela rua Rio Ituxi, acessada no trecho anteriormente fechado, na esquina darua João Valério com Djalma Batista, ao ladopraça Domingos Russo.
De acordo com o Manaustrans, todos os dias a fila de carros que se formava na ruaRio Branco, em direçãoà Djalma Batista era grande e impedia que outros veículos cortassem a via
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