"Pois qual de vós
querendo edificar uma
torre, não se assenta
primeiro a fazer as contas
dos gastos, para ver se
tem com que a acabar?
Para que não aconteça
que, depois de haver
posto os alicerces, e não a
podendo acabar, todos os
que a virem comecem a
escarnecer dele, dizendo:
este homem começou a
edificar e não pôde
acabar."
"Ou qual é o rei que, indo
à guerra a pelejar contra
outro rei, não se assenta
primeiro a tomar
conselho sobre se com
dez mil pode sair ao
encontro do que vem
contra ele com vinte mil?
De outra maneira,
estando o outro ainda
longe, manda
embaixadores, e pede
condições de paz. Assim,
pois, qualquer de vós, que
não renuncia a tudo a
quanto tem, não pode ser
meu discípulo" (Lc.
14:28-33).
A primeira destas
parábolas trata da
necessidade de avaliar
corretamente as suas
forças e possibilidades
antes de iniciar uma
tarefa que deseja realizar.
No tocante a este assunto,
S. João Lestvichnik
escreve: "Nossos inimigos
(demônios)
freqüentemente instigam-
nos a realizar certas
tarefas, que superam as
nossas forças, para que,
ao deixarmos de obter
êxito, cairmos no
desânimo, evitando até as
tarefas que correspondem
às nossas forças.." A
segunda parábola
apresentada trata do
combate às dificuldades e
riscos, que são
inevitavelmente
encontradas na realização
de boas obras. Aqui, para
se ter êxito, além do bom
senso é necessária
também a abnegação. Eis
o motivo de ambas as
parábolas estarem
relacionadas no
Evangelho pelo
ensinamento de carregar
a cruz: "Qualquer que não
levar a sua cruz, e não vier
após mim, não pode ser
meu discípulo" (Lc. 14:27).
Às vezes, as circunstâncias
da vida podem ser
extremamente
complexas, dificultando o
encontro de uma solução.
Neste caso, devemos
pedir inspiração a Deus,
com fervor. "Indique-me o
caminho pelo qual devo
seguir... ensina-me a
cumprir a Tua vontade,
pois Tu és o meu Deus,"
— com este pedido, com
freqüência o Rei David
buscava a Deus e obtinha
a inspiração.
Para fortalecer a nossa fé
de que Deus nos ouve e
realiza nossos pedidos,
Jesus Cristo contou-nos as
seguintes duas parábolas.
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